aprendeybrinca


As atividades apresentadas enquadram-se numa dinâmica de aprendizagem à distância ( e-learning ) de ambito pré-escolar e referem-se ao período imposto pelo confinamento social iniciado no dia 16 de março de 2020. As atividades foram estruturadas deforma a que os aprendentes possam alcançar os objetivos e competências previstos nas planificações.


TEMA 1 - MEIOS DE TRANSPORTE

https://www.youtube.com/watch?v=NlTP8-dAlH4

HISTORIA  OU CANÇÃO COM ABORDAGEM AO TEMA


Atividade 1 - jogo de memoria

Perceção visual e orientação espacial






Atividade 2- Origami:  AviãoMotricidade fina, coordenaçãooculo-manual, organização espacial










 Atividade 3 Matemática. Contagem de elementos e identificação de número

Tarefas 1 - Construção do jogo

Tarefa 2 - Jogar






Associação Número /quantidade




 O senhor Falco: As três pedaladas - Regras

https://www.youtube.com/watch?v=vvgWYYRBu3E


Atividade 4 - Sons Iniciais e Sons FinaisDiscriminação Auditiva





Atividade 5 - Meios de transporte: Rimas
Consolidação das estações do Ano; Ritmo e tempo.

Tarefa 1 - Lê e ouve as Rimas





 Tarefa 2 -  Escolhe uma das Rimas e ilustra-a





DIZ A TUA RIMA PREFERIDA USANDO ALGUNS GESTOS EM LG


Atividade 6 -  Meios de transporte: Jogo "quantos queres"
Sílabas, batimentos e divisão

Tarefa 1 - Constrói  um jogo " Quantos queres" como o exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=c_GWV_mlTl0

Tarefa 2 -ilustra o jogo com meios de transporte e cores.Ex:




Tarefa 3 -Treinar o batimento de silabas


 Vamos bater uma palma para cada pedaço ou sílaba da palavra. Por exemplo as palavras:



·  Exemplo para visualizar o número de silabas da palavra autocarro 

      Tarefa 4 - Jogar  
  • Para jogar precisamos de dois jogadores.
  •          A criança pergunta: QUANTOS QUERES?
  •          O outro jogador escolhe um número de um a 10
  •         A criança vai abrindo o “ quanto queres”  o número de vezes que o outro jogador indicou
  •        O outro jogador escolhe uma cor

Foi escolhida a cor amarela

 A cor amarela corresponde ao foguetão. Pergunta-se: quantas sílabas tem foguetão?   o nº amarelo corresponde ao número de silabas.

Atividade 7 -  Fantoches
HISTORIA DA PREVENÇÃO RODOVIÁRIA  (O AGENTE FALCO)
Imaginação, criatividade, memória, diálogo e linguagem






ATIVIDADE 8 - JOGO DO ANASTÁCIO

A minha proposta hoje vai para o jogo do Anastácio que têm de construir e depois jogar. Vamos relembrar a função da cor dos semáforos e aplicá-las no nosso jogo de matemática.
O nosso jogo tem números de 1 a 10, mas alguns ficaram escondidos debaixo dos semáforos. Sabem quais são? Esperamos as vossas respostas




Atividade 9- Formas e Silhuetas
perceção visual, orientação, lateralidade, correspondências, lógica, raciocínio, tabelas de dupla entrada




TEMA 2- PLANTAS


ATIVIDADE 1 - HISTORIA A MAIOR FLOR DO MUNDO
JOSÉ SARAMAGO


ATIVIDADE 2.CONSTRUIR UMA FLOR ESCREVER NOME E FOTOGRAFAR ( NO PAPEL, PAREDE, TERRA, MODELAGEM, DOBRAGEM, PLANTAÇÃO...)

ATIVIDADE 3 - JOGO TIC
Hoje deixo-vos um jogo de toupeiras e sons para explorar a letra [ R ] da palavra FLOR... Tentem dizer as palavras das imagens e cliquem naquela que tiver o som [R]. Ao mesmo tempo estão a trabalhar a estimulação auditiva, o vocabulário e a coordenação assim como competências relacionadas com as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) Divirtam-se!

Observação: As toupeiras gostam de viver debaixo da terra, são como as raízes de muitas plantas que nós conhecemos.🌻🌵🌻🌳

Atividade 5: Imaginar e Construir a maior Flor do Mundo

(Tendo em vista o dia da mãe que se aproxima)


A imagem pode conter: flor, planta e natureza

A minha mãe
Alda Casqueira Fernandes
https://www.youtube.com/watch?v=VG9Ck5xFUGA



Atividade 6: Jogo online

Discriminação auditiva

Temos estado esta semana a falar de FLORES. Uma palavra que começa pelo som [F]. No jogo que vos deixo têm de descobrir as palavras que têm esse som, que são diferentes das palavras que têm o som [V].
Quem consegue descobrir:
1- Quantas palavras têm o som [F] ?
2- O número de palavras com o som [F] é igual ou diferente do número de palavras com o som [V]?
Esperamos as vossas respostas e divirtam-se!

atividade7- Sequências da historia a maior flor do mundo

Estatégias/etapas:

1º Recortar as imagens numeradas

2º visualizar a história e identificar as imagens numeradas colocando-as por ordem.

3º baralhar as imagens numeradas e pedir à criança que as coloque por ordem ( se necessário ajudar a ordená-las pela identificação do numero e pelo reconto simples da historia)

Pode executar a 1ª e a 2ª etapa as vezes que forem necessárias ( não no mesmo dia) sempre com a ajuda do reconto simples da história.

Quando a criança conseguir ordenar as imagens numeradas sem a ajuda do adulto:

1- recortar as imagens não numeradas

2-Ordenar as imagens em fila da esquerda para a direita ( orientação da leitura e da escrita)

c)       Verificação ou autocorreção:

1- Por baixo de cada imagem colocar as imagens correspondentes/iguais

2-Verificar se a ordem dos números das imagens ficou correta (Se for necessário corrigir)



Pode executar a atividade as vezes que forem necessárias (não no mesmo dia para a criança não se cansar) sempre com a ajuda do reconto simples da história.


TEMA - ANIMAIS

Atividade 1- desenhar animais, recortar e dividir em silabas




atividade 2 - descobre animais começados por E e por U
atividade 3- jogo secreto das vogais

Escreve as vogais  

Dobra o pedaço de cada papel de cada vogal em 4 e coloca-os no baú secreto

uma criança retira a vogal do baú secreto e lê. A outra criança regista a letra sem ver. Vai preenchendo a grelha respeitando a ordem numérica, relacionada com a orientação da leitura e da escrita

No fim de cada jogada pode-se trocar de pares


ATIVIDADE 4- Animais selvagens


Identifica e nomeia os animais selvagens. Descobre os que têm asas. Quantos são?E para que servem as asas?

ATIVIDADE 5 - JOGO ONLINE
Animais selvagens


ATIVIDADE 6-   jogo de memória: Animais silabas

Atividade 7 - Animais silabas : discriminação auditiva e visual

Atividade 8 -  Canção e peluches

atividade 9- conceito de metade. cores e par

atividade 10- O estranho

Comentários