aprendeybrinca
As atividades apresentadas enquadram-se numa dinâmica de aprendizagem à distância ( e-learning ) de ambito pré-escolar e referem-se ao período imposto pelo confinamento social iniciado no dia 16 de março de 2020. As atividades foram estruturadas deforma a que os aprendentes possam alcançar os objetivos e competências previstos nas planificações.
TEMA 1 - MEIOS DE TRANSPORTE
https://www.youtube.com/watch?v=NlTP8-dAlH4HISTORIA OU CANÇÃO COM ABORDAGEM AO TEMA
Atividade 1 - jogo de memoria
Perceção visual e orientação espacial
Atividade 2- Origami: AviãoMotricidade fina, coordenaçãooculo-manual, organização espacial
Atividade 3 Matemática. Contagem de elementos e identificação de número
Tarefas 1 - Construção do jogo
Tarefa 2 - Jogar
![]() |
Associação Número /quantidade |
Atividade 4 - Sons Iniciais e Sons FinaisDiscriminação Auditiva
Atividade 5 - Meios de transporte: Rimas
Consolidação das estações do Ano; Ritmo e tempo.
Tarefa 1 - Lê e ouve as Rimas
Tarefa 2 - Escolhe uma das Rimas e ilustra-a
DIZ A TUA RIMA PREFERIDA USANDO ALGUNS GESTOS EM LG
Atividade 6 - Meios de transporte: Jogo "quantos queres"
Sílabas, batimentos e divisão
Tarefa 1 - Constrói um jogo " Quantos queres" como o exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=c_GWV_mlTl0
Tarefa 2 -ilustra o jogo com meios de transporte e cores.Ex:
Tarefa 3 -Treinar o batimento de silabas
- Para jogar precisamos de dois jogadores.
- A criança pergunta: QUANTOS QUERES?
- O outro jogador escolhe um número de um a 10
- A criança vai abrindo o “ quanto queres” o número de vezes que o outro jogador indicou
- O outro jogador escolhe uma cor

Atividade 9- Formas e Silhuetas
perceção visual, orientação, lateralidade, correspondências, lógica, raciocínio, tabelas de dupla entrada
TEMA 2- PLANTAS
Atividade 5: Imaginar e Construir a maior Flor do Mundo
(Tendo em vista o dia da mãe que se aproxima)
A minha mãe
Alda Casqueira Fernandes
https://www.youtube.com/watch?v=VG9Ck5xFUGA
Atividade 6: Jogo online
Discriminação auditiva
atividade7- Sequências da historia a maior flor do mundo
Estatégias/etapas:
1º Recortar as imagens numeradas
2º visualizar a história e identificar as imagens numeradas colocando-as por ordem.
3º baralhar as imagens numeradas e pedir à criança que as coloque por ordem ( se necessário ajudar a ordená-las pela identificação do numero e pelo reconto simples da historia)
Pode executar a 1ª e a 2ª etapa as vezes que forem necessárias ( não no mesmo dia) sempre com a ajuda do reconto simples da história.
Quando a criança conseguir ordenar as imagens numeradas sem a ajuda do adulto:
1- recortar as imagens não numeradas
2-Ordenar as imagens em fila da esquerda para a direita ( orientação da leitura e da escrita)
c) Verificação ou autocorreção:
1- Por baixo de cada imagem colocar as imagens correspondentes/iguais
2-Verificar se a ordem dos números das imagens ficou correta (Se for necessário corrigir)
Pode executar a atividade as vezes que forem necessárias (não no mesmo dia para a criança não se cansar) sempre com a ajuda do reconto simples da história.
TEMA - ANIMAIS
Atividade 1- desenhar animais, recortar e dividir em silabas
Comentários
Enviar um comentário